domingo, 18 de novembro de 2012

Sete clássicos de Preston Sturges (Parte 1)

Em apenas quatro anos, Preston Sturges dirigiu e roteirizou sete clássicos sobre os costumes americanos. Grande sucesso em seu tempo, inovou num tipo de comédia diferenciada e inteligente.

Dirigindo apenas catorze longas ao longo da carreira, Preston Sturges conseguiu fazer da metade clássicos. E são esses clássicos que iremos discutir nesta coluna hoje. 

Nascido em 1898 em Chicago, Sturges veio de uma família rica. Foi bem educado e serviu o Exército na Primeira Guerra.  Antes de se destacar como diretor, foi roteirista. Começou escrevendo peças no final dos anos 20. Contratado pela Paramount já nos anos trinta, desenvolveu uma reputação de bom escritor. Sua escrita se definia como inteligente, sofisticada e despretensiosa, especialmente por saber rir de todos e de si mesmo. 

Nesse meio período, se familiarizou com as artes de fazer cinema. Seus roteiros foram dirigidos por nomes conhecidos como William Wyler e James Whale. Até que em 1940 teve a chance de dirigir seu primeiro roteiro: O Tirano da Cidade, com tema arriscado, que surpreendeu a todos ao se tornar um sucesso. A maioria dos filmes dirigidos e escrito por ele na época foram sucesso comercial e de crítica. Seu tipo de humor influenciou outros roteiristas e diretores a seguir-lhe o caminho. No entanto o sucesso teve tempo curto. Já em 1944 se sucedeu seu primeiro fracasso: O Grande Momento, justamente um drama histórico. Ao ser despedido em 1944, sua carreira posterior foi marcada por tentativas de renovação, incluindo uma parceira com Harold Lloyd, em Mad Wednesday, de 1947 e outra com Howard Hughes que terminou desastrosamente. Seu último filme foi o europeu de 1955, Les carnets du Major Thompson. Morreu em 1959 em Nova York, sendo reconhecido através dos tempos como um dos maiores diretores de uma época perdida, considerando que seu legado é pequeno, mas valioso. 


O Tirano da Cidade (título português) - The Great McGinty (1940)
Primeiro filme do diretor. Sturges vendeu o roteiro para a Paramount por apenas dez dólares, na condição que ele dirigisse o longa. Seu esforço foi recompensado: Oscar de Melhor Roteiro Original daquele ano.

O Tirano da Cidade é uma sátira política que conta a história de Dan McGinty (Bryan Donlevy), um barman. Através de flashbacks, vemos a ascensão e queda de sua carreira política. Quando era um vagabundo, McGinty foi convencido a votar sob um nome falso a fim de ganhar dois dólares e acabou impressionando um político local. McGinty tornou-se protegido e começou a subir na hierarquia política até chegar ao cargo de governador. No decorrer da trama, ele acabou se apaixonando e decidindo levar o cargo à sério, no entanto seu passado o alcança.

Preston Sturges teve a ideia para o filme quando um juiz de Chicago dividiu com ele histórias das eleições da cidade. 

Vários dos atores do longa se tornaram requisitados nos trabalhos posteriores do diretor. Apesar de ter concordado em deixá-lo dirigir o filme, a Paramount ofereceu poucos recursos, pouco tempo e atores desconhecidos para que Sturges trabalhasse. Em 1950 e 1954 o estúdio considerou realizar um remake com Bing Crosby e Bob Hope mas desistiu da ideia. Foi também o primeiro filme em que apenas um nome apareceu após o "Produced and Directed by".

Quote:
"Esta é a história de dois homens que se conheceram numa banana republic. Um deles nunca fez nada desonesto em sua vida, exceto por um louco minuto. O outro nunca fez nada honesto em sua vida exceto por um louco minuto. Ambos tiveram que sair do país."


Natal em Julho (título português)- Christmas in July (1940)
Baseado na peça de 1931 A Cup Of Coffee escrita por ele mesmo, Christmas in July, estreou sob a manchete "Se você não consegue dormir à noite, não é o café - é a cama!". 
  Um jovem pobre decide impressionar sua namorada ao participar de um concurso de uma rádio. O concurso dá um prêmio para quem criar o melhor slogan para a Maxford House Coffee. Então o jovem Jimmy MacDonald (Dick Powell) surge com a frase que faz publicidade ao filme. No entanto, no dia do anúncio do vencedor, os organizadores não chegam a uma decisão e decidem adiá-la.  

Os amigos de trabalho de Jimmy resolvem brincar e mandam um falso telegrama anunciando que ele é o vencedor do prêmio. O chefe fica tão impressionado que o promove para chefe de publicidade , com escritório próprio.  Um dos brincalhões tenta avisar do esquema para que não vá muito longe, mas acaba perdendo a cabeça.

Quando Jimmy vai receber o prêmio, o dono do Maxford Coffee ao pensar que já anunciaram o vencedor, entrega os 25,000 dólares. No entanto, quando tudo é descoberto, as coisas começam a dar errado para Jimmy, especialmente porque ele já gastou o dinheiro.

O set de filmagem era aberto para os visitantes, já que Sturges gostava de ser assistido enquanto dirigia.

Quote:
"Eu queria poder lhe dar a notícia que estava tão ansioso para ouvir. Mas como eu não posso, eu vou concluir com o que o prisioneiro disse quando o carrasco não conseguiu encontrar a corda: 'Sem laço é um bom laço'".


As Três Noites de Eva - The Lady Eve (1941)
Provavelmente o mais conhecido, ao lado de Contrastes Humanos, dos longas de Preston Sturges. As Três Noites de Eva possui nomes de peso no elenco, como Henry Fonda e Barbara Stanwyck.

Comédia romântica, o longa é retrato de guerra entre os sexos e ideal romântico. Charles Pike (Henry Fonda) é um especialista em cobras, que está passando um ano na Amazônia. Herdeiro de grande fortuna, ao retornar para os Estados Unidos no SS Southern Queen, se torna alvo das solteironas aproveitadoras que estão à bordo. Um trio de vigaristas se encontram lá também, do qual faz parte o Coronel Harrinton, seu parceiro Gerald e a filha Jean, interpretada por Stanwyck. Tentando se aproveitar que Charles se sente atraído por ela, Jean usa de artifícios para conquistá-lo até se encontrar atraída por ele também. No entanto, Charles descobre o esquema e a rejeita. 

Em Nova York, Jean, com a ajuda de outro vigarista prepara sua vingança. Ao se disfarçar de uma rica socialite, Lady Eve, Jean consegue enganar Charles, que fica encantado com a semelhança entre a moça que ele conhecera e se casa com ela. Na noite de núpcias, após o jogo revelado, ele foge. Mas ela ainda está apaixonada por ele. E resolve conquistá-lo novamente, agora se disfarçando novamente de Jean, pois Charles ainda não percebeu que são a mesma pessoa...

O filme teve seu script rejeitado pelo órgão de censura, devido à sugestão de sexo entre os personagens principais, mas depois foi liberado pelo que consideraram 'valores morais' que o longa aplica. As Três Noites de Eva fazem parte de duas listas da AFI, a das maiores comédias de todos e os tempos (100 years...100 laughs), e das maiores paixões (100 years...100 passions). A crítica considera esse o melhor trabalho de Fonda numa comédia.

Em 1956, o plot central foi aproveitado em outra comédia, The Birds and The Bees, no qual Preston Sturges recebe crédito de co-roteirista, mesmo não fazendo parte do projeto.

Quotes:
"Você vê, Hopsi, você não sabe muito sobre garotas. As melhores não são tão boas como você provavelmente pensa que são, e as más não são tão más. Nem quase más"
"O que eu estou tentando dizer é - eu não sou um poeta, eu sou um ofiologista - eu sempre te amei. Quero dizer, eu nunca amei ninguém, além de você"


NA SEGUNDA PARTE: CONTRASTES HUMANOS, MULHER DE VERDADE, PAPAI POR ACASO E HERÓI DE MENTIRA.







Um comentário:

  1. AS comédias de Preston são muito sofisticadas e inteligentes. Gosto muito de The Lady Eve, a química e a fofura de Fonda e Stanwyck são impressionantes.
    Beijos!

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